Wednesday, May 30, 2007

Promessas matrimoniais

Eu tinha lido esse texto um tempo atras e agora, por acaso, me deparei com ele novamente. Resolvi postar aqui, porque, embora sabendo que é difícil seguir todos esses passos, creio que o fato de termos a consciência de que são esses que devem ser seguidos já é de grande valia para qualquer relação. Se todas as pessoas antes de agirem, pensarem nessas palavras, creio que muitos relacionamentos se tornarão mais sólidos e duradouros. É um verdadeiro exercício de reflexão.


Promessas Matrimoniais(Mário Quintana)

Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja , com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos , mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre :

"Promete ser fiel na alegria e na tristeza , na saúde e na doença , amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?”

.
Acho simplista e um pouco fora da realidade .

Dou aqui novas sugestões de sermões :

Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado , lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade ?

Promete saber ser amiga (o) e ser amante , sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra , sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar ?

Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar , assim como você a ela ?

Promete se deixar conhecer ?

Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil , carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor ?

Promete que fará sexo sem pudores , que fará filhos por amor e por vontade , e não porque é o que esperam de você , e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros ?

Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida , que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão , que casamento algum elimina?

Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja ?

Sendo assim , declaro-os muito mais que marido e mulher :

declaro-os maduros .

Monday, May 28, 2007

Pois é...



Desde pequeno já adorava um dengo...

Sunday, May 20, 2007

Violência

Recife está cada vez pior. Eu estava pensando justamente isso essa semana, quando de repente, aqui na esquina da minha casa, praticamente embaixo da minha janela , escuto gritos, dois tiros e uma batida de carro. Tentaram roubar um menino , ele arrancou com o carro e os ladrões desferiram dois tiros, ele perdeu o controle e bateu em um muro, ainda bem que nada de mais grave aconteceu e os tiros não pegaram. Os ladrões fugiram aqui pela minha rua, na frente do meu prédio, no portão que entro com o carro todos os dias, eu podia estar entrando nesse momento. Infelizmente parece que fatos como esse não são mais exceção e sim regra. Quantas histórias não ficamos sabendo todos os dias, quantos de nós mesmos não passamos por situações semelhantes, quantos foram roubados, tiveram armas apontadas para sua cabeça? Eu mesmo já tive. É uma merda, sensação de impotência e revolta. Qual a solução? ficar trancado em casa? Não concordo, embora cada vez tenha menos vontade de sair, não concordo em ficar refém disso tudo. Sinceramente não sei como podemos melhorar isso, não sei nem se podemos, só temos que tomar o máximo de cuidado todos os dias para que nada nos aconteça, rezar para não ser a próxima vítima. Recife está cada vez pior, o mundo está cada vez pior.

Wednesday, May 16, 2007

Aniversário do Playboy


Hoje é aniversário do Playboy, 28 anos. Desses 28 eu devo ter passado uns 20 com ele já. Era todo dia no colégio, desde pequeno e, como se não bastasse, ainda resolveu me perseguir na faculdade e passou na mesma classe que eu. Resultado, mais 4 anos de faculdade convivendo de manhã e de tarde. Depois ainda fomos passar mais 3 meses na Bahia pra estagiar, morando no mesmo quarto, inclusive foi lá que ele conheceu Patrícia, com quem é casado até hoje e de quem eu também gosto demais. Tanto tempo convivendo juntos, inevitavelmente nos levou a algumas brigas também..., normal. Agora até que ele me deu uma folguinha. Se fosse para contar aqui o que já passamos eu só terminaria ano que vem. Inúmeras coisas boas, algumas poucas ruins também, mas amizade é isso, horas boas e ruins. Esse aí é irmão, poucas pessoas me conhecem tão bem como ele. Um dos grandes amigos que Deus colocou na minha vida. Parabéns, meu irmão, vc merece tudo de bom, sempre.

Friday, May 04, 2007

TU NUM VAI 3 ANOS E 1 MÊS














Ontem foi mais um encontro, o 37º. Como sempre muito bom, mas ontem até melhor do que os últimos. Vamos as novidades do mês:
O Mala vai casar esse ano.
Fome vai casar esse ano.
Serejo descobriu seu novo amor, Uca.
Pei passou no doutorado e agora também é professor da federal.
Felipe Galego destruiu o carro num buraco
Descobrimos que comer Lula empanada é muito ruim, se empanada é ruim, então é ruim de qualquer outra maneira.
O resto é segredo. Muito bom, mais um encontro e mais uma vez muito bom, ruim foi a conta.

Tuesday, May 01, 2007

Música

Algumas músicas não devem ser ouvidas apenas com os ouvidos, ainda mais quando sabemos a razão de terem sido escritas. Sempre gostei muito de Cartola, suas músicas, ao menos as que eu conheço, são maravilhosas, contudo uma delas é a que mais me agrada. Confesso que por muito tempo ouvi sem saber o significado, vou colocá-la aqui e embaixo, para quem não sabe, vou dizer a razão de ter sido escrita.

O Mundo é Um Moinho

Cartola

Composição: Cartola

Ainda é cedo amor Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que iras tomar

Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem amor
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões à pó

Preste atenção querida
Em cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés


Ele fez essa música para a filha dele que estava saíndo de casa para começar a se prostitiur. Incrível como um cara semi - analfabeto, com poucas oportunidades na vida tem a sensibilidade para escrever uma letra tão perfeita, tão apropriada. Depois que soube o motivo dessa letra passei a gostar ainda mais da música e de Cartola. É talento, dom, uns tem outros não.